top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana Macedo

Episódio 13 - História do BIM & Contratação de Cargas - João Gaspar - TI Lab | ProBooks

"Para tecnologia nós temos desafios, e não problemas (...) o problema somos nós" - João Gaspar

Estudar a história é importante porque nos permite entender nosso passado, o que, por sua vez, nos permite entender nosso presente. Se queremos saber como e por que nossa indústria é o que é hoje, precisamos procurar na história. As pessoas costumam dizer que "a história se repete", mas se estudarmos os sucessos e fracassos do passado, poderemos, idealmente, aprender com nossos erros e evitar repeti-los no futuro. Mesmo falando de inovação e processos digitais, um estudo nesse sentido é fundamental.



Inovação refere-se à introdução de uma nova combinação de fatores, ou seja, é sobre a competência de organizar e implementar pesquisa, trazendo à tona tecnologias, produtos ou processos, que combinados atendem às demandas dos clientes. Considerando essa definição, percebe-se que a inovação é extremamente dependente da disponibilidade de conhecimento e, portanto, da história e da academia.


Nesse episódio com o João Gaspar discutimos sobre a história do BIM (Building Information Modeling), tema que ele trabalhou de maneira mais profunda em sua dissertação de mestrado "O Significado do BIM Atribuído ao Longo do Tempo" e compartilha em seu curso de História do BIM. Na nossa conversa, você entende o porquê, muitas pessoas associaram o termo BIM com Revit (tudo começou com um Whitepaper), quando, na verdade, a Autodesk usava o termo Building Information Modeling Solutions e o responsável pelo acrônimo BIM, tal como conhecemos hoje, foi originado pelo Laiserin, em 2002, ao realizar um trabalho para Bentley ( e é claro, que a Bentley fez um Whitepaper sobre isso)


Outro tema que discutimos, através de uma analogia criada pelo João, é o problema enfrentado, hoje, a nível de contratação. Como contratar BIM? Essa é uma pergunta que embora pareça ser simples de ser respondida, ainda gera muitas discussões, e nós trabalhamos ao longo do podcast.



Links:


99 visualizações0 comentário
bottom of page