top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana Macedo

Episódio 18 - Carreira, Construção Virtual & Recrutamento - Marcelo Nonato - Camargo Corrêa Infra




Com o "novo normal", a pandemia, e tantas mudanças em um curto espaço de tempo, muitos passaram a se questionar sobre suas respectivas carreiras, e principalmente: qual o futuro do trabalho e o profissional do futuro? Nesse episódio com o Marcelo Nonato, engenheiro civil formado em 1992 pela USP, exploramos esse tema. Segundo o Marcelo: os engenheiros precisarão de habilidades de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, conhecimento global e uma perspectiva empreendedora, tanto quanto profundidade técnica.



O Marcelo, trabalha dentro da Camargo Corrêa Infra há mais de 27 anos, entrou na empresa como trainee e passou por transições significativas dentro da companhia, mas mais do que isso, viu como o mercado se transformou durante todo esse tempo. A aceleração das mudanças e das inovações não é segredo para ninguém, mas qual é o segredo de se manter em uma mesma empresa por tanto tempo? Para muitos, é difícil imaginar uma carreira se mantendo tanto tempo em uma mesma companhia considerando que nossos interesses mudam. O Marcelo compartilhou, que dentro da Camargo, ele teve a oportunidade explorar várias áreas dentro da engenharia: planejamento, produtividade, gestão do conhecimento, project control e várias outras. Provocou, dizendo que para trabalhar na construção civil é preciso ganhar músculo, ganhar experiência na tomada de decisões e completou dizendo que o mercado, também, precisa de mais profissionais com esse perfil. E contou um dos segredo para se manter realizado profissionalmente: projetos paralelos. Segundo ele, é muito interessante manter projetos paralelos, como o que ele realiza dentro do Instituto de Engenharia, para permitir exercitar sua criatividade, e manter seus horizontes abertos.


Tudo o que foi compartilhado pelo Marcelo, reflete o que grandes nomes também dizem. James Plumeer, ex-reitor de Stanford, em uma das principais conferências sobre Inovação e Engenharia, falando as mudanças que devemos esperar dos engenheiros nos próximos anos, comentou que os novos programas de engenharia estão formando um novo perfil de profissionais:



Seja como for, a engenharia nunca mais será a mesma, mas dessa vez eu acredito que a mudança, é para o melhor.




Links:


79 visualizações0 comentário
bottom of page