top of page
Buscar
  • Foto do escritorMariana Macedo

Episódio 16 - Vedacit Soluções Tecnológicas, startup & inovação aberta - Luis Guggenberger - Vedacit

Entre ganhar dinheiro e mudar o mundo, fique com os dois - Artemisia

Embora se fale sobre inovação mais do que nunca, ainda existem muitas dúvidas sobre como conduzir uma iniciativa nesse sentido. Recentemente, houve uma atenção crescente dedicada ao conceito de "Inovação Aberta".


Mas o que seria inovação aberta?


Chesbrough, que cunhou o termo “Inovação aberta” em seu livro “Inovação aberta: o novo imperativo para criar e lucrar com a tecnologia” (2003) defende que é a maneira como as empresas passaram dos chamados processos fechados de inovação para uma maneira mais aberta de inovar.


Em outras palavras, como as empresas levaram o processo de desenvolvimento de modelos de negócios que aconteciam dentro dos limites da própria empresa, para um ambiente mais amplo.


Existem diversas maneiras de explorar o que se chama de inovação aberta, algumas empresas praticarão a inovação aberta, com uma comunidade beta que envia idéias para a empresa, onde ela revisará e selecionará aqueles que eles acham que melhorarão seus negócios e o remetente recebe uma pequena recompensa. Outras adotam o termo de forma mais ampla e vão ao ponto de compartilhar seus laboratórios com terceiros. Existem aquelas que investem em hackathons, lançando desafios para seus participantes. Outros ainda, participam de hubs ou programas de aceleração de startups. Ou seja, é extremamente flexível e dinâmico esse ambiente, e vale a pena investigar os diversos modelos existentes.



Nesse episódio conversei com o Luis Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, responsável pela coordenação das iniciativas de Inovação Aberta e pelo Instituto Vedacit. O Luis contou a experiência da Vedacit com startups e a experiência da companhia com a Inovação Aberta. Foi um bate-papo super interessante onde ele apresentou diversos cases de sucesso da companhia, como a

Discutimos também alguns desafios que o setor tem enfrentado, e como o COVID tem relevado a importância da digitalização do nosso setor. Nas palavras do próprio Luis:



Esse episódio é imperdível para você que quer entender sobre como inovar e criar um processo de inovação dentro da sua própria empresa.



Links:





131 visualizações0 comentário
bottom of page